Seja bem-vindo(a)!

Faça uma ótima leitura e não deixe de comentar, opiniões são sempre importantes!
Obridada, atenciosamente, Elisa

O princípio, o início, o meio, mas não o fim!

A educação precisa de investimentos sempre!
Nem sempre vemos situações agradáveis neste aspecto.
Vivemos momentos preocupantes, pesquisas mostram que cada vez mais formamos analfabetos letrados, são seres portadores de diplomas, capazes de assinarem o nome na hora de votar, mas incapazes de interpretar a dura realidade da sociedade em que estão inseridos.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Uma inclusão que exclui, o que os pais não sabem...

Quando falamos em educação inclusiva, o governo estadual enche os olhos dos expectadores com propagandas fantásticas!
Todos nós sabemos que a propaganda é a alma do negócio.
No entanto estes pais que assistem aos comerciais vinculados nas redes de televisão produzios pelo governo com escolas tão perfeitas e professores tão capacitados, com materiais pedagógicos próprios, não sabem que na verrdade uma mínima parte das escolas estão devidamente preparadas para receber alunos portadores de necessidades especiais, sejam estas quais forem. Que o governo estadual municpalizou quase que todo o ensino do primeiro ao quinto ano e com isso as verbas diminuíram, entre outras problemáticas.
Nós educadores nos preocupamos com a qualidade do atendimento que daremos para estes alunos, temos medo que esta inclusão na verdade exclua, porquê não temos nas escolas materiais pedagógicos suficientes, salas projetadas, auxiliares ou quantidade mínima de alunos por sala.
O que o governo faz é uma tremenda sacanagem, mostrando como se 100% de todo o ensino público pudesse atender e render resultados como os mostrados nas propagandas, nem escolas particulares, têm condições de atender com um percentual de qualidade satisfatório e quem duvida do que falo, faça uma visita nas escolas e veja com seus próprios olhos.
Prédios antigos, cheios de escadas, quadras descobertas, banheiros impróprios. Se de toda a rede 40% das escolas estiverem como mostra a propaganda eu rasgo meu diploma e abandono minha profissão. Fora a quantidade de alunos por sala, a falta de materiais especiais para estes alunos, tanto na parte educativa quanto na lúdica. Os professores não recebem capacitação, a família deixa de receber auxílio para cuidar destas crianças.
O governo só pensa em cortar gastos, mas não pensa na qualidade de vida destes seres especiais, não podemos deixar nunca que acabem com as APAEs, que possuem profissionais corretos para transformar a vida dos portadores de necessidades espaciais, como fono, Terapeuta Ocupacional, Psicólogos, professores que fazem cursos direcionados as necessidades do público, e fora o prédio que é todo estruturado para estes alunos.
Bom, hoje acordei com esta vontade imensa de poder "dizer" a todos:- ACORDEM!!!!, nossos governantes nos enganam, nos tornam analfabetos letrados, nos tornam miseráveis em informações, nos ludibriam e ainda assim temos a obrigação de ir a urna no dia das eleições.
O pedido que faço a todos que por vertura venham a ler este meu texto é que contribuam com nossa sociedade mais miserável, com nossa população mais carente, simplesmente não votem, anulem o voto como forma de protesto aos salários exorbitantes, as regalias infundadas e as falcatruas tão explícitas destes que "saõ nossos representantes no legislativo".
Acorda Brasil, acorda meu povo, vamos retomar nossa consciência política, vamos deixar este nosso capitalismo de lado, sermos mais solidários e zelar pelos mais necessitados, não acreditando em propaganda de modinha que o governo lança.
Tenho dito!
Atenciosamente, Elisa Brandão Venesiano.